Austrália sempre esteve no topo da nossa lista de países muito antes do sabático. Eu e o Re nos identificamos com o estilo de vida australiano e as suas belezas naturais, como as praias e o outback. Visitar o país era questão de tempo.
Por isso, quando fechamos o itinerário da viagem, a Austrália foi um consenso. Tiramos o visto em poucos dias, pois o processo é todo on-line e bem tranquilo. Agora, era só aguardar.
Ao fazermos o check in do voo entre Calama e Santiago via app, aproveitamos para fazer o check in do voo para Sydney, que seria realizado no dia seguinte.
O Re e os meninos concluíram o check in sem problemas. Apenas o meu ficou faltando por conta de documentação. Algo normal em se tratando de voo para um país que exige visto, segundo o atendimento on-line da companhia aérea. Mesmo assim, fiquei com uma pulga atrás da orelha.
Aproveitei que o nosso voo de Calama pousou no aeroporto de Santiago e fui ao balcão da companhia aérea para fazer pessoalmente o meu check in do voo para Sydney que decolaria na noite seguinte.
Apresentei a confirmação de reserva, o meu passaporte e visto australiano ao atendente, esperando apenas ele me entregar a passagem.
Em vez disso, ele me entregou uma bomba: o meu visto tinha sido cancelado
Hã?! Como assim?!
Gelei! Juro! Não sabia o que dizer!
Como sempre fomos super cuidadosos com essa coisa de visto, mostrei que o meu ainda estava ativo de acordo com o site de imigração do governo australiano. Assim como o do Re e dos meninos. Não fazia o menor sentido somente o meu ter sido cancelado.
Com isso, o rapaz decidiu ligar para o oficial de imigração no aeroporto de Sydney para checar o que estava acontecendo.
Enquanto ele discava, a minha cabeça entrou em turbilhão. O que a gente faria? Talvez fosse melhor o Re seguir viagem com os meninos e eu continuar no Chile? A gente poderia se encontrar no próximo destino um mês depois e seguir o plano de viagem? Que loucura!
Nisso, o agente australiano atendeu o telefone e, com muito custo, o funcionário da empresa aérea explicou o motivo do contato. Ele até pediu a minha ajuda com o inglês, para depois ser repreendido pelo agente, que disse não poder falar comigo! Tudo bem surreal!
Depois de algumas idas e vindas, o agente descobriu o que aconteceu: ao preencher os meus dados, algum funcionário da empresa aérea digitou errado uma única letra do meu sobrenome! Isso mesmo, uma única letra dentre 27 (fiz até questão de contar)!
Por causa disso, os dados da minha reserva não batiam com o do meu visto, o que estaria impedindo o meu check in!
Quando o erro de digitação foi sanado e o meu check in finalmente realizado, quase chorei! Não sei se de raiva ou alivio. Na verdade, era um mix dos dois!
Como a companhia podia ter cometido um erro desses tão básico e quase comprometido toda a nossa viagem?
Enfim, decidi respirar fundo e focar no que realmente importava: a viagem para Austrália ia mesmo acontecer! E com a família inteira!
Mas antes a gente tinha um dia inteiro em Santiago e eu queria aproveitar cada minuto! Talvez até me embriagar com os ótimos vinhos chilenos! Depois de tamanha emoção, acho que merecia!